Real Máquinas realiza 5ª Experiência Sensac10nal

sábado, Agosto 25, 2018

O 5º encontro da Experiência Sensac10nal foi realizado no dia 25 de agosto, na sede da Real Máquinas em Mineiros - GO. Na oportunidade foi discutida a atuação dos departamentos de Contabilidade, Pessoal, Patrimonial e Fiscal. O encontro reuniu colaboradores de todos os setores da empresa. A responsável pela apresentação foi Deivânia Rodrigues de Sousa.

Logo no início, Alessandro Matos apresentou resumidamente as atribuições de cada departamento que ficam sob sua responsabilidade de gestão, e em seguida Deivânia discorreu sobre as principais atividades do Departamento Fiscal, dentre elas o acompanhamento da legislação vigente e suas atualizações; elaboração e entrega das principais obrigações acessórias tais como: SPED FISCAL, SPED CONTRIBUIÇÕES, PGDAS, DCTE, DTCF WEB, EFD REINF.

Além da atenção aos prazos e orientações sobre impostos corporativos e seus fundamentos legais, tais como: Emenda Constitucional 87/2015, regulamento dos estados e os protocolos 92/2015, 41/2008, 52/91 e sobre as mudanças trazidas através do Decreto 9.108/2017 exclusão de auto peças de ST. O departamento ainda é responsável pela emissão e controle de notas fiscais e cadastros, vínculos tributários e orientação aos demais departamentos da empresa no que tange: tributação de produtos, classificação de clientes e fornecedores e simulação de impostos em operações não rotineiras visando reduzir a carga tributária.

Em resposta a um questionamento de Antônio Soares, Gerente Geral de Negócios, a colaboradora explicou que em caso de vendas de equipamentos que ainda não estejam na loja é emitida uma nota de Venda Entrega Futura, de modo a evitar quaisquer divergências no estoque ou caso o produto não chegue, visto que tal operação, além de ocasionar em omissão de estoque poderia sofrer sansões fiscais no futuro.

A atuação do Departamento Fiscal é de suma importância para que a empresa esteja sempre em dia com o fisco e não seja autuada em casos de Riscos Fiscais. Também foram abordados o ICMS e a diferença de Alíquota para consumo próprio e revenda. Também foram apresentados diferentes aspectos da rotina dos colaboradores do departamento.

A iniciativa da Experiência Sensac10nal surgiu como uma forma de integrar os diversos setores do concessionário, promovendo maior reconhecimento entre os colaboradores e por fim entregando uma melhor experiência com a Real Máquinas e a marca John Deere para o cliente. Ao decorrer da apresentação foram sorteados brindes entre os participantes.

*

 

*

 

*

 



Share