Real Máquinas realiza palestra sobre Câncer de Mama

sexta-feira, Novembro 3, 2017

Evento em parceria com a FAMP alertou mulheres para a importância do diagnóstico precoce

 

Dando continuidade às atividades de conscientização pelo mês Outubro Rosa, os alunos do curso de enfermagem da Faculdade Morgana Potrich - FAMP ofereceram uma palestra com o tema: Importância da Prevenção do Câncer de Mama e de colo de útero às colaboradoras da                  Real Máquinas. O encontro se deu na manhã do dia 28 de outubro de 2017.

 

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, representando cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também afeta homens, porém são situações raras, representando apenas 1% do total de casos da doença.

 

A incidência da doença é maior a partir dos 35 anos, mas alguns fatores como a ocorrência na família, pode diminuir essa idade. Após os 50 anos os exames devem ser intensivos. Alguns tipos do câncer evoluem de forma rápida e o diagnóstico precoce é a principal ferramenta para melhorar as condições de cura. Um estudo realizado pela equipe médica do Hospital do Câncer de Barretos (SP) revelou que a taxa de mortalidade caiu 42,85% (mama) e 34,88% (Colo de Útero), devido ao diagnóstico precoce através de exames preventivos.

 

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. É causado pela infecção persistente por alguns tipos de HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica deste exame.

 

A palestra, ministrada pelos acadêmicos do curso de Enfermagem da referida instituição, teve o objetivo de despertar em todos os participantes o interesse e a real importância de se cuidarem periodicamente por meio de exames, como mamografia e preventivo uma vez ao ano, e o autoexame de toque.

 

Participaram da palestra as colaboradoras e esposas de colaboradores da Real Máquinas, além dos alunos do curso de Enfermagem da FAMP. Os envolvidos ressaltaram a relevância da atividade e alegaram que ela foi importante para alertar sobre a periodicidade do exame, para prevenção do câncer de mama e do colo de útero, que se constatado precocemente tem chance de cura de até 99%.

 

  

 



Share