Conquistando a Liberdade Financeira

terça-feira, Março 21, 2017

Na atualidade, vimos por todo nosso País um enorme descontrole financeiro. O país passa por um momento de crise, a população vive em constante desespero para conseguir pagar suas contas, e aqueles que conseguem, chegam ao final do mês sem nenhum tostão no bolso. O que se pode fazer para mudar essa trajetória de vida? Bom, nós pensamos grande, e dessa forma trouxemos a Coach Elisangela Morais, para iniciar um processo de mudança na vida dos nossos colaboradores. Detalhe, somente para aqueles que querem mudar de vida!

 

Elisangela é formada em Administração, pós-graduada em Finanças, atua hoje como Coach e trouxe para nós o tema ”Liberdade financeira”. A liberdade financeira é a época da vida em que não será mais necessário trabalhar para se obter uma renda, é poder não se preocupar com trabalho, sabendo que todos os meses a renda está garantida pelos frutos que colhemos depois de tanto plantar. É investir ao longo do tempo em projetos que trarão a renda almejada em um determinado período da vida, seja uma poupança, a aposentadoria, um negócio bem-sucedido ou outro investimento que traga lucros. É nada mais que plantar uma árvore frutífera, cuidar e regar com cuidado e sabedoria, para que quando ela cresça, possamos nos fartar do seu fruto ou seja, onde o dinheiro passa a trabalhar para nós.

 

Um exemplo de náufrago financeiro é o básico dos básicos, gastar mais do que se ganha. As pessoas devem parar e pensar, eu vou viver de status ou viver como eu realmente preciso? Porque algumas pessoas simplesmente vivem para agradar, agradar o colega que tem mais condição financeira, ou agradar o ego que acha que status é mais importante do que garantir o futuro, gasta todo o salário soado em roupas de grife, festas nos finais de semana, troca os móveis da casa sem necessidade, vai ao salão de beleza duas, três vezes por semana, tem um carro fora do orçamento, aquele sabe? Que leva metade do salário nas parcelas, salário esse que não dá nem para fazer um seguro para o veículo porque simplesmente não sobra dinheiro algum. Eh, um verdadeiro náufrago, uma pessoa que age assim jamais conquistará sua liberdade financeira. 

 

Ainda dá tempo para mudar de vida, mas é preciso muita coragem, opinião e um psicológico firme. Algumas pessoas talvez não consigam sozinhas pois não é nada fácil, mudar de vida, se livrar das contas, calcular todos os gastos, economizar, investir, parece impossível não é mesmo? Mas Elisangela cita que é possível a partir do momento em que decidimos ter o controle. É preciso reprogramar a mente, deixar de colocar o dinheiro onde não é importante. A partir daí, programar a mente, começando pela leitura por ex., livros como Pai rico pai pobre, o segredo das mentes milionárias, Casais inteligentes enriquecem juntos, entre outros. Fazer cursos, seminários, procurar ajuda profissional etc. Andar com pessoas que almejam o mesmo que nós ou que sejam bem-sucedidas, isso mesmo, é aquele negócio, pessoas bem-sucedidas te puxam para o sucesso. Pessoas prósperas devem aprender a dividir a renda que se ganha em tópicos de necessidade. Vejam como: 60% deve se destinar a pagar as contas mensais, como agua, luz, telefone, parcelas da casa, do carro, da escola etc., 10% são para doações, não importa se para entidades carentes, se para a igreja, para o vizinho etc., porém, só se doa quem tem. 10% se separa para os sonhos, a viagem para a praia, trocar de carro, a reforma da casa etc. 10% é para investir, é aquele que não se usa nem para as emergências, o único foco é investir esse dinheiro em algo que traga retorno. 5% é aquele livre, que se usa para o que quiser, para o churrasco, para comer fora, para rasgar, esse é livre mesmo. E os últimos 5% são essenciais, aqueles que vão para dentro da carteira, porque dinheiro chama dinheiro ok? Pensando assim fica bem mais fácil não é verdade? Sonhar também é preciso, porém, devemos listar os sonhos, determinar datas e batalhar para alcança-los, se não eles nunca vão acontecer. É necessário definir as nossas metas e escreve-las, gerar um plano de ação. Fácil não é, mas ou você toma uma atitude e muda, ou a vida vai mudar por você, afinal você é o único responsável pela vida que tem.

 

A Real Máquinas gostaria de agradecer a todos os colaboradores que participaram e a Elisangela, pela excelente aprendizagem que nos passou. Esperamos ter contribuído de alguma forma para ajudar nossos colaboradores, pois muitas vezes o que falta nas nossas vidas é aquele empurrão. O aprendizado sobre finanças com certeza veio para somar em nossas vidas. Temos em mente sempre poder proporcionar algo que venha a acrescentar na vida dos nossos colaboradores, pois o que desejamos para todos hoje e sempre é muito sucesso!

 

 

 

 

Fonte: Lorena Nagata

 



Share