A importância do conhecimento sobre extintores

terça-feira, Junho 26, 2018

O extintor é o meio mais adequado para combater um incêndio na sua fase inicial. Usado de forma adequada pode salvar vidas, extinguir o fogo ou controlá-lo até a chegada dos bombeiros. Ele pode, no entanto, ser um equipamento de baixa eficácia se seu operador não for treinado para utilizá-lo, por isso a Real Máquinas se preocupa em levar todos os anos, palestras de prevenção para suas unidades, onde os colaboradores tem a oportunidade de ter além do aprendizado teórico, a chance de praticar o combate ao fogo usando extintores.

No dia 16 de junho foi realizada na Unidade de Planalto Verde uma palestra bem bacana com um profissional da Apag Extintores da cidade de Rio Verde, onde foi falado sobre os tipos de extintores existentes, como o pó químico, água, gás carbônico, etc., em quais situações cada um deve ser utilizado, a importância de saber como e em quais situações usar cada tipo de extintor, entre outras dicas. Após, todos os colaboradores foram levados para o pátio onde foram acesas pequenas chamas dentro de um reservatório de metal, fazendo com que assim alguns pudessem apagar o fogo na prática, tendo a chance entender como seria uma situação real. Foi uma experiência bastante agradável, os colaboradores foram muito participativos e puderam esclarecer muitas dúvidas.

É importante lembrar que se não estiver apto a fazer uso de um extintor no combate a um incêndio, é melhor não tentar. O ideal é deixar imediatamente o local de risco e acionar o corpo de bombeiros. Diariamente milhões de pessoas têm suas vidas ceifadas por conta do fogo. Para evitar esse tipo de situação é bom ter conhecimento. Devemos estar conscientes de que, com relação ao fogo, nem sempre há segundas chances e toda prevenção é pouca. Agradecemos a participação dos 11 colaboradores presentes e esperamos que ações como esta possa ajudar sempre que necessário.



Share