Real Máquinas quebrando tabus e preconceitos sobre a depressão, o mal do século

segunda-feira, Setembro 23, 2019

 

Sabemos que nada é mais importante do que a saúde, sem ela não é possível desfrutar de nada do que talvez seria considerado mais importante, a família por exemplo. Nem dinheiro, viagens, conforto, carro novo, promoção no emprego ou a formatura dos filhos. Sem saúde não somos nada por isso a Real Máquinas trouxe no último dia 17 de setembro, uma palestra para falar da doença que mais tem afetado pessoas nos últimos tempos, a depressão.

A depressão considerada o mal do século, vem trazendo cada dia mais vítimas sem exceção de idade e o que mais preocupa é o desiquilíbrio que a doença traz na vida das pessoas, desestrutura familiar, rendimento baixo no emprego e escolas, suicídio, entre outros. Em maio de 2019 a OMS afirmou que 322 milhões de pessoas no mundo sofrem com a doença e no Brasil são 11,5 milhões, o que equivale a 5,8% da população. Pesquisas afirmam que até 2020 a depressão será a doença mais incapacitante do mundo, o que podemos fazer para que este mal não alcance a nós, nossos funcionários, suas famílias, amigos e conhecidos?

Foram essas dúvidas que tivemos a oportunidade de esclarecer. Entendemos que ninguém está imune ao problema, o que não podemos é ficar parados e permitir que este chegue e interrompa ou postergue carreiras, sonhos e planos. Pensando no bem-estar dos funcionários e suas famílias, a Real Máquinas trouxe o Dr. Guilherme Machado Médico Psiquiatra, para falar sobre a depressão e seus fatores. Guilherme trouxe todos os tipos de informações quebrando tabus e preconceitos, e explicou que a depressão é uma doença que afeta o cérebro, não é drama nem manha, é um problema que pode afetar qualquer pessoa, de qualquer idade, por inúmeros motivos como fatores genéticos, ambientais ou do desenvolvimento. Para fechar a noite com chave de outro tivemos sorteios de brindes e um coquetel preparado especialmente para os presentes, a fim de proporcionar uma noite animada e descontraída para que todos pudessem além de se prevenir, descansar corpo e mente.

A Real Máquinas acredita que funcionários saudáveis, motivados e felizes somam conosco e em suas vidas pessoais. Por isso a preocupação em trazer sempre o melhor para cada um. Deixamos aqui algumas dicas e alertas do Dr. Guilherme para que todos possam se auto- ajudar e ajudar aqueles que precisam. Abrace seus amigos, pratique exercícios físicos, trabalhe duro, tire um tempo para você e para aqueles que ama, tenha diálogos sinceros, se alimente bem, dê atenção ao próximo e se um dia precisar, procure ajuda de um profissional. A depressão é uma doença e tem tratamento assim como a gripe, a diabetes, a hipertensão, enfim, não tenha vergonha ou medo, precisamos falar mais e quebrar o tabu sobre este assunto. Juntos somos mais fortes.

***



Share