Família Fries e Real Máquinas: tradição no campo e amor pela natureza

terça-feira, Maio 3, 2022

Desde a década de 1980, a Real Máquinas e seu fundador, Milton Fries, se dedicam a preservar e proteger o meio ambiente. Foi o que aconteceu quando Milton se deparou com uma enorme cratera em sua fazenda localizada em Mineiros, no Sudoeste Goiano. Como solução, foi feito o reflorestamento com plantas nativas do Cerrado e o isolamento da área, que hoje possui um lindo lago azul.

Ali foi plantada a primeira semente que foi germinando e gerando novos frutos. Hoje, faz parte da história e da tradição da Real Máquinas apoiar, promover e incentivar o desenvolvimento sustentável, com o convívio entre o agro, que gera muitas riquezas, emprego e inúmeras oportunidades para a sociedade, e a natureza, que nos presenteia com suas belezas, o ar que respiramos e a água que bebemos.

2008 foi o ano da primeira edição do projeto Plantando o Futuro, ação que engajou os funcionários da Real Máquinas e a comunidade local, com a distribuição de mudas e sementes de diversas árvores nativas do nosso bioma, o Cerrado. Dentre elas, temos o Ipê Amarelo, bálsamo, aroeira, cedro, sucupira e pequi.

Nos anos seguintes, o projeto foi agregando parceiros que trabalharam em conjunto com a Real Máquinas para conscientizar a população sobre as medidas que podem ser tomadas para proteger o solo e a água.

2010 foi o ano de um marco importante, com a formação da Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Nascentes do Rio Araguaia. Com esse passo, o corredor ecológico conecta o Parque Nacional das Emas com o Rio Araguaia.

O pioneirismo e dedicação de Milton Fries inspirou toda a família Fries, que criou um viveiro de mudas, que anos depois se transformou em um Bosque de Ipês. As mudas foram plantadas por funcionários da Real Máquinas, que se engajaram com a iniciativa e como parte do projeto, deram seus nomes a cada uma delas.

Em 2019, com intuito de distribuir 35 mil árvores em comemoração de seus 35 anos de fundação, a Real Máquinas juntamente com as fazendas M.Fries e a RPPN Nascente do Araguaia iniciaram a Campanha Árvore Real, distribuindo sementes de ipê amarelo para toda a comunidade.

E assim como estes, outros projetos surgiram ao longo da história da Real Máquinas e da família Fries, provando que com amor pelo que se faz é possível construir um futuro melhor para todos.

Por isso, convidamos você a se engajar conosco e plantar uma muda em seu jardim e nos ajudar a tornar o Brasil ainda mais verde!

Clique e assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre o Ipê Amarelo, planta nativa do Cerrado e a preferida de Milton Fries:

 

 



Share